Arquitetura
Localização
Deserto Xiangshawan, ChinaData de Conclusão
Março, 2013Área
30000.0 m2Fotografias
Cortesia de PLaT Architects
O Hotel Lotus está no Deserto de Xiangshawan, 800 km a oeste de Pequim e entre Ordos e Baotou. O terreno faceia o Rio Hantai, um afluente do rio Amarelo, a leste ao deserto Kubuqi, com mais de 200 quilômetros de largura.
Devido à restrições por sua condição geográfica especial, PLaT Architects inventou um novo sistema estrutural que fixa-se nas areias fluidas usando apenas painéis de aço sem a utilização de concreto ou água. Os painéis e as estruturas de esqueleto de suporte são pré-fabricados e tornam a base do edifício um grande recipiente para as areias. Assim, a estrutura de painel de aço pode funcionar como um barco que flutua no deserto, que transporta a edificação. As areias de dentro e fora da estrutura exercem as mesmas forças umas nas outras, e, portanto, estabilizam-se. Além disso, as paredes são estruturas de suporte, a fim de reduzir a pressão na base.
Os arquitetos usam materiais locais no projeto interior, de modo que as pessoas tenham uma experiência completa do deserto. Por exemplo, através de uma série de experimentos, conseguiram inventar um material de revestimento de parede, que é feito de areias de deserto local.
A forma de Lotus Hotel não só combina no deserto, mas também apresenta uma potência de meio ambiente e em si. O projeto usou a ideia tradicional chinesa de "Zhen", que é, em palavras simples, a arte de repetir os mesmos elementos. Com a rotação de quadrados em um mesmo ângulo criam-se triângulos no processo, fortalecendo a forma. Levando em consideração sombreamento, estrutura e vento, os arquitetos integraram forma, função e paisagem, resultando em uma forma de lótus.
O hotel é apenas uma parte do planejamento do Deserto de Xiangshawan. Haverá mais empreendimentos de turismo sustentável no deserto. O escritório almeja o net-zero de arquitetura sustentável, cujo edifício seja autossuficiente em eletricidade e água potável.